Conheça seus direitos

Imunidade tributaria para templos








explicação do ministério publico sobre crianças em ambiente com bebidas e fumo

USO DO FUMO E BEBIDAS ALCOÓLICAS

A Umbanda é muito criticada pelo fato de suas entidades usarem o fumo e as bebidas nas sessões, os detratores aproveitando-se disto para taxarem as entidades de atrasadas ou primitivas.

O FUMO
O segredo e a utilização, desses elementos por parte de nossas entidades, o modo como a fumaça é dirigida (magia) tem o seu eró (segredo) e não é como muitos utilizam, para alimentar a vaidade, o vício e a ignorância.
O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada em nossa religião.
Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.
Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarização eletrizante da lua, éter físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéreos, cor, vitaminas, nitrogênio, fósforo, potássio e o húmus da terra.
Assim, o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.
O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais.
Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos utilizando sua magia em benefício daqueles que os procuram com fé.
Os solos com textura mais fina, com elevado teor de argila, produzem fumos mais fortes, como os destinados a charutos ou fumos de corda, enquanto os solos mais arenosos produzem fumos leves, para a fabricação de cigarros.
No fabrico dos charutos, as folhas, após o processo de secagem, são reunidas em manocas de 15 a 20 folhas e submetidas a fermentação, destinada a diminuir a percentagem de nicotina, aumentar a combustividade do fumo e uniformizar a sua coloração.
Os tipos de fumo mais utilizados na confecção dos charutos brasileiros são: Brasil-Bahia, Virgínia, Sumatra e Havana.
Nos trabalhos umbandistas a cigarrilha de odor especial é muito utilizada pelas Pombogiras e Caboclas.
Os cigarros são utilizados para fins mais materiais, normalmente relacionados com negócios financeiros.
Os charutos de fumo grosseiro e forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos.
Já os Pretos-Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional “pito” em um eficiente desagregador de energias negativas.
Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes.
Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, “na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda”.
Geralmente os Guias não tragam a fumaça, utilizando-a apenas para “defumar” o ambiente e as pessoas através das baforadas, apenas enchem a boca com a fumaça e a expelem sobre o consulente ou para o ar.
A função principal é a de defumar aqueles que chegam até a entidade. Algumas entidades deixam de lado o fumo se a casa for defumada e mantiver sempre aceso algum defumador durante os trabalhos.

BEBIDAS
O álcool, tem emprego sério na Umbanda.
Quando tomado aos goles, em pequenas quantidades, proporciona uma excitação cerebral ao médium, liberando-lhe grande quantidade de substâncias ativadoras cerebrais, acumulada como reserva nos plexos nervosos (entrelaçamento de muitas ramificações de nervos), a qual é aproveitada pelos guias, para poderem trabalhar no plano material.
Deste modo, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas idéias e pensamentos, brotam com mais e maior intensidade.
É também uma forma em que a entidade se aproveita este momento para ter maior “liberdade de ação”.
Os exus são os que mais fazem uso da bebida.
Isto se ao fato de, estas linhas utilizarem muito de energias etéricas, extraidas de matéria (alimentos, álcool, etc.), para manipulação de suas magias, para servirem como “combustível” ou “alimento”, encontrando então, uma grande fonte desta energia na bebida.
Estas linhas estão mais próximas às vibrações da Terra (faixas vibratórias), onde ainda necessitam destas energias, retiradas da matéria, para poderem realizar seus trabalhos e magias!
O marafo também é usado para limpar/descarregar pontos de pemba ou pólvora usados em descarregos.
O álcool por sua volatibilidade tem ligação com o ar e pode ser usado para retirar energias negativas do médium.
Já o alcool consumido pelo médium também é dissipado no trabalho, ficando em quantidade reduzida no organismo.
O perigo nestes casos é o animismo, ou seja, o Médium consumir a bebida em grandes quantidades por conta própria e não na quantidade que o Guia acha apropriada.
Nestes casos, pode ser que o Guia vá embora e deixe o médium sob os efeitos da bebida que consumiu sem necessidade.

MENORES DE IDADE
Se o médium for menor de idade, não se deve permitir que o guia use o fumo e a bebida quando incorporado.
Trata-se de respeitar as leis vigentes e evitar que o nome da Umbanda seja associado a possíveis processos judiciais.
O mais indicado seria inclusive ter uma autorização dos responsáveis pelo menor para que ele possa participar dos trabalhos, especificando inclusive (se possível) os horários de início e término das mesmas.

O FUMO E A BEBIDA SÃO INDISPENSÁVEIS?
Podemos sim não utilizar fumo e bebidas.
Estes elementos são ferramentas dos Guias para os trabalhos, que podem não ser utilizadas.
Haverá uma diminuição da eficiência e rapidez do trabalho, mas ele será realizado também, mais devagar e de forma mais trabalhosa.
Será como utilizar apenas as mãos para um determinado trabalho, possível, mas mais trabalhoso.
É uma opção do médium, caso o médium não possa ou não queira fumar e beber, o Guia irá respeitar sua decisão.
Pode neste caso solicitar apenas que sejam feitas oferendas com estes elementos, ou que um copo com sua bebida seja deixado próximo a ele quando esiver trabalhando incorporado.

Casamento na Umbanda


Como é o casamento nas religiões de origem africana

• As religiões brasileiras de origem africana (candomblé, umbanda, tambor de mina e xangô) realizam cerimônias de batismo, de iniciação, de casamento entre outras
• Os casamentos ocorrem nos Terreiros, têm padrinhos e são celebrados por Sacerdotes e Autoridades religiosas
• Textos sagrados são lidos e atos ritualísticos são realizados durante todo o ritual
• A troca de alianças é disseminada
• Uma ata é lavrada em cada ocasião. A transcrição da ata funciona como certidão

Casamento com Efeito Civil

No Brasil, o casamento veio junto com os colonos portugueses, sendo que o casamento proferido pela Igreja Católica era oficial, até a promulgação do Decreto nº 181/1890, advindo com a República. Tal decreto tornou o Brasil um país laico, não tendo uma religião oficial e sendo, agora, o casamento civil obrigatório. Uma das características do casamento, e talvez a maior delas, é a manifestações das vontades, entre essas manifestações, está à vontade dos noivos que contrair o matrimônio na religião em que depositam sua fé e seus princípios. Outra característica é que o ato deve ser solene, "A lei o reveste de formalidades destinadas não somente à sua publicidade, mas também à garantia da manifestação do consentimento dos nubentes", onde há a necessidade de padrinhos que atestam as manifestações assim como todo o ato solene.

Para o casamento ser válido e eficaz, contudo, é necessário que ele preencha alguns requisitos, entre eles: o da Validade, o da Eficácia e o da Existência:

- o requisito Validade compreender a capacidade dos nubentes e o não impedimento de contrair matrimônio;

- o requisito Eficácia prender-se à regularidade do casamento;

- o requisito da Existência é o mais importante, onde só é considerado inexistente o casamento em três situações: quando este é celebrado por autoridade absolutamente incompetente, quando é contraído sem consentimento, ou ainda quando é realizado entre pessoas do mesmo sexo.

O Casamento religioso com efeitos civis

No nosso ordenamento jurídico, três tipos de matrimônio são considerados: o civil, o religioso sem efeitos civis e o religioso com efeitos civis.

O casamento religioso sem efeitos civis não é aceito pelo Estado, podendo, entretanto, os nubentes o efetivarem depois de um lapso temporal através da União Estável. O casamento religioso com efeitos civis é aquele celebrado por uma "AUTORIDADE OU MINISTRO RELIGIOSO"
(art. 71 da Lei dos Registros Públicos).

E ai está a primeira indagação que se faz à improcedência do casamento espírita, haja vista a falta de Autoridade Espírita . É sabido que a doutrina espírita não possui os mesmos moldes da religião judaico-cristã , evangélica ou quaisquer outras as quais podem celebrar um casamento religioso, pois possuem um grau de hierarquia exorbitante.

E na Umbanda como acontece um casamento?

Primeiro precisamos saber onde está a Autoridade do Terreiro. Segundo o dicionário da língua portuguesa Houaiss autoridade significa:

1. direito ou poder de ordenar, de decidir, de se fazer obedecer; (…) 5. influência exercida por pessoa sobre outra; (…) 7. especialista respeitado sobre um assunto

então percebemos que os Sacerdotes, Pais e Mães Espirituais são as pessoas capazes de preencher os requisitos supracitados, são as Autoridades e são elas quem devem realizar o cerimonial, assim sendo o casamento na Umbanda terá efeitos civis. Interpretando os dizeres da própria Constituição Federal de 1988, no Art. 5º, VI onde diz: "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias", pode-se notar que a liberdade de culto é facultada a todos e que a leis devem valer a todos, porem, se passarmos a entender que a Umbanda não tem os mesmos direitos que a Igreja Católica, por exemplo, estaremos menosprezando uma religião e, conseqüentemente, aqueles que dela fazem parte.

Segundo, o cerimonial do casamento na Umbanda deve ser um ato solene e realizado com todos os atos ritualísticos pertencente à Umbanda, como defumação, abertura de gira, canto a Oxalá, etc. Deverá a Autoridade proferir esse ato solene para só depois, os Guias Espirituais abençoar o casal e as alianças (ato espiritual). Tudo
acompanhado pelos padrinhos onde atestarão, após a cerimônia, o ato em um livro ata designado para esse fim, ficando assim registrado a veracidade da cerimônia.

Não se esquecendo de expor aos noivos a importância do casamento, a importância da família e que essa união estabelecida por Deus é importante para nosso aperfeiçoamento, que um relacionamento afetivo só será bem sucedido se houver respeito e entendimento mútuo e que acima de toda e qualquer visão materialista, o casamento é geralmente, um compromisso assumido antes da reencarnação. Para André Luiz, que ditou 17 livros para Chico Xavier, há vários tipos de casamentos:

Casamento acidental: o encontro de almas inferiorizadas por efeito de atração momentânea, sem qualquer ascendente espiritual. Nesse caso, funciona apenas o livre-arbítrio. Nos dias atuais, tais casamentos são comuns pela falta de compromisso, pelo desequilíbrio emocional e pela insatisfação generalizada.

Casamento provacional: esse é o reencontro de almas para os reajustes necessários à evolução de ambos. Esses são os mais freqüentes, por isso existem tantos lares onde prevalecem os conflitos morais, a desarmonia e a desconfiança.

Casamento sacrificial: reencontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada. O objetivo é redimir e ajudar o espírito que se encontra em posição inferior.

Casamentos afins: o reencontro de corações amigos para consolidação de afetos. Reúnem almas esclarecidas e que muito se amam. São espíritos que no ambiente doméstico consolidam antigos laços de afeição.

Casamentos transcendentes: de almas engrandecidas no bem que se buscam para realizações imortais.

Texto retirado do Jornal de Umbanda Carismática- JUCA

Edição nº.10/maio de 2007

RITUAL DE CASAMENTO

PARTE ADMINISTRATIVA



O templo deve ser preparado com flores, toalhas limpas no Congá, uma mesa branca coberta toalha branca que servirá de suporte para o livro de atas, para as alianças e para os instrumentos sagrados.

· Toalhas dos Sacerdotes;

· Sineta;

· Água Mineral;

· Ramo de Louro (representa a fartura e riqueza);

· Pemba;

· Dois Cálices de água, adoçada com mel puro, para serem brindados pelos noivos, diante do Congá, após a declaração do zelador de que estão casados.

PARTE RITUALÍSTICAS

1. Antes da entrada dos noivo, o zelador fará a abertura do templo da forma como normalmente é feita nos outros rituais.

2. Os noivos entrarão de baixo de uma toalha (ALÁ) cada um com uma vela acesa nas mãos.

Esta toalha será levada pelos padrinhos sustentadas pelas pontas e pelo meio das laterais. Os padrinhos da noiva e as madrinhas do noivo.

Deverão estar todos de branco (e com suas Guias, no caso de serem filhos do terreiro).

3. Quando chegarem ao centro do terreiro, a toalha será recolhida e a partir daí, os noivos vão até à mesa sozinhos.

4. Os padrinhos tomarão seus lugares em ambos os lados dos noivos

CERIMÔNIA

O ZELADOR INICIARÁ A CERIMÔNIA ANUNCIANDO AO PÚBLICO PRESENTE QUE O ___________ (NOME DO NOIVO), FILHO DE _________________(NOME DO PAI) E DE _________________(NOME DA MÃE) E ___________________(NOME DA NOIVA), FILHA DE _______________(NOME DO PAI) E DE _________________(NOME DA MÃE), DECIDIRAM POR SUA LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE SE UNIREM EM MATRIMÔNIO, NA CASA BRANCA DE OXALÁ, PERANTE SUAS ENTIDADES, E ORIXÁS (QUANDO UM OU OUTRO JÁ TIVEREM A OBRIGAÇÃO DOS DOIS ORIXÁS), O QUE SERÁ FEITO A PARTIR DESTE MOMENTO CASO AMBOS CONTINUEM CERTOS DE SUA DECISÃO. (UM BREVE OLHAR DO SACERDOTE, PERGUNTANDO SE CONTINUA A CERIMÔNIA).

AS VELAS BRANCAS ACESAS, NAS MÃOS DOS NOIVOS, SIMBOLIZAM AS ASPIRAÇÕES QUE OS LEVARAM AO CASAMENTO, OU SEJA, QUE SÃO CLARAS, PURAS E LIVRES DE INTERESSE, SUSTENTADOS PELA LUZ DO AMOR.

DESTA FORMA, COMO AS VELAS IRRADIAM LUZ CLARA E FORTE, ASSIM TAMBÉM AS ALMAS DE VOCÊS, ________________(NOME DO NOIVO) E _______________(NOME DA NOIVA) DEVEM ESTAR CLARAS, PURAS PARA ESTE ATO. ASSIM TAMBÉM, COMO ARDEM AS CHAMAS DAS VELAS, DEVE ARDER A CHAMA DO AMOR DE VOCÊS, DURANTE TODA A VIDA DE CASADOS, E TAMBÉM O AMOR PELA RELIGIÃO EM QUE ABRAÇAM E CONFIAM.

A COROA DE FLORES, ESTA QUE VOCÊ TRAZ NA CABEÇA, É UM SÍMBOLO DE PODER, DE COROAÇÃO E QUE VOCÊ E VOCÊS DE AGORA EM DIANTE SE TORNARÃO FUNDADORES DE UMA FAMÍLIA E DONOS DE UM LAR, OS REIS, POR ASSIM DIZER, DE UMA GERAÇÃO FUTURA E QUE RECEBEM A INCUMBÊNCIA DE UTILIZAR ESTE PODER PARA A FELICIDADE DOS QUE VIEREM SE JUNTARA ESTA FAMÍLIA. SEJA ESPIRITUAL OU CARNAL.

Neste momento, o zelador fará uma pequena prédica agradecendo às Almas presentes, em especial aos Pretos Velhos, Caboclos, Crianças e Exús, pela ajuda que estão dando à Casa Branca e que darão durante a Cerimônia de Casamento a se realizar neste momento. Falará a seguir sobre o casamento, o reconhecimento civil dele, quando feito na Umbanda, a visão que a nossa religião tem desse compromisso e, finalmente, o casamento perante as responsabilidades do mundo e do astral.

A seguir, o zelador perguntará ao noivo se continua decidido a se unir com a noiva (cita o nome de ambos em voz alta); depois da resposta afirmativa do noivo, repete da mesma forma a pergunta à noiva. Tendo ambos respondido afirmativamente serão ambos cruzados com Pemba branca.

A seguir o zelador dirá e será acompanhado pelos noivos:

COMPROMISSO DOS NOIVOS FRENTE À UMBANDA

EU, _____________________(NOME DO NOIVO), ME COMPROMETO A PERMANECER JUNTO A ______________________(NOME DA NOIVA), E _______________________(NOME DA NOIVA) ME COMPROMETO A PERMANECER JUNTO DE _________________________(NOME
DO NOIVO), EM TODOS OS MOMENTOS DE ALEGRIA E TRISTEZA, SAÚDE E DOENÇA, POIS NOSSA UNIÃO SERÁ COMO DIAS COLUNAS A SUSTENTAREM O TEMPLO DE NOSSO CORAÇÕES E DE NOSSA FAMÍLIA, FAZENDO PREVALECER ENTRE NÓS O AMOR E O RESPEITO, DANDO-NOS CONFIANÇA MÚTUA E O COMPROMISSO DE AMPARAR-NOS UM AO OUTRO EM SUA PRÓPRIA ESTRADA, JÁ QUE, EMBORA ESTEJAMOS JUNTOS EM TODOS OS INSTANTES DE NOSSA VIDA, SEREMOS RESPONSÁVEIS, CADA UM DE NÓS, PELO SEU PRÓPRIO CAMINHO DE EVOLUÇÃO.

OS PROBLEMAS DA VIDA TERRENA, TEMOS CERTEZA, NÃO DESAPARECERÃO, MAS SE TORNARÃO MAIS FÁCILMENTE SUPERÁVEIS COM A FORÇA DA NOSSA UNIÃO. COM ELA VENCEREMOS TODOS OS OBSTÁCULOS QUE SE NOS PUSEREM E SEREMOS O EXEMPLO VIVO PARA NOSSA COMUNIDADE, NOSSOS IRMÃOS E NOSSOS FILHOS CARNAIS OU ESPIRITUAIS, DAQUILO QUE DESEJAMOS QUE SEJAM NESTE MUNDO: CAMINHANTES DO CRISTIANISMO, DO AMOR AO PRÓXIMO E DA PERSISTÊNCIA NO RUMO DA EVOLUÇÃO.

AOS PADRINHOS



EM VÁRIAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS ERA PRAXE, EM DIA DE FESTAS, CUIDAR-SE MAIS DA SEGURNÇA DA ALDEIA. ISSO PORQUE OS INIMIGOS SABENDO DOS COSTUMES E DAS FESTAS, COSTUMAVAM ATACAR, QUANDO A ALDEIA EM FESTA ERA APANHADA DESPREVENIDA. NOS CASAMENTOS, EM ESPECIAL NA ÍNDIA, DOIS COSTUMES SE FIRMARAM E PASSARAM À POSTERIDADE DE INÚMERAS OUTRAS CIVILIZAÇÕES, INCLUSIVE AS OCIDENTAIS. O PRIMEIRO DELES ERA O DA NOIVA FICAR SEMPRE AO LADO ESQUERDO DO NOOIVO, DEIXANDO SUA MÃO DIREITA LIVRE PARA EMPUNHAR E ESPADA EM CASO DE NECESSIDADE; O SEGUNDO ERA DE ESCOLHER HOMENS FORTES E AMIGOS QUE PUDESSEM AJUDAR O NOIVO NA DEFESA DE SEU CASAMENTO E POSTERIOMENTE DE SEU LAR. ESSA É A ORIGEM DOS PADRINHOS EM NOSSO MUNDO ATUAL. NÃO DEVEMOS ESPERAR QUE OS PADRINHOS TENHAM QUE EMPUNHAR A ESPADA N DEFESA DESSE CASAL QUE OS ESCOLHEU. MAS, MUITO MAIS IMPORTANTE QUE ISSO, É O APOIO QUE PODERÃO DAR A AMBOS NA CAMINHADA QUE HOJE COMEÇARÃO A COMPARTILHAR. APOIO QUE SE REVELARÁ ATRAVÉS DO AMOR DEDICADO POR VOCÊS AOSDOIS, PELA CAPACIDADE QUE DEVERÃO TER PARA OUVI-LOS, ACONSELHÁ-LOS E ORIENTÁ-LOS.

Essa é, na Umbanda uma responsabilidade Espiritual que vocês estão assumindo perante o Plano Astral. Peço aos Padrinhos que repitam comigo:

PERANTE A EGRÉGORA DA CASA BRANCA DE OXALÁ, PERANTE TODOS OS ESPÍRITOS AQUI PRESENTES, ENCARNADOS E DESENCARNADOS, PERANTE NOSOS AFILHADOS , PROMETEMOS NÃO FALHAR NESSE NOSSO COMPROMISSO DE AMÁ-LOS E AJUDÁ-LOS DURANTE TODA NOSSA VIDA.

Antes da cerimônia da troca de alianças, cabe lembrar que:

OS ROMANOS A USAVAM NO DEDO MÉDIO DA MÃO DIREITA E NO ANULAR DA ESQUERDA, DONDE, SEGUNDO UMA ANTIGA CONCEPÇÃO MÉDICA EGÍPCIA, UM NERVO PARTIA DIRETAMENTE PARA O CORAÇÃO. ESSAS ALIANÇAS, REPRESENTAM, ATRAVÉS DO CÍRCULO QUE CONFORMAM, A ETERNIDADE, A PERMANÊNCIA, AQUILO QUE NÃO TEM FIM. POR OUTRO LADO, O FATO DE A ALIANÇA DA NOIVA, NA MAIORIA DAS VEZES, SE ENCAIXAR PERFEITAMENTE DENTRO DA ALIANÇA DO NOIVO, TEM DOIS SIGNIFICADOS: O PRIMEIRO É O DA RESPONSABILIDADE DE PROTEÇÃO QUE O NOIVO ASSUME COM RELAÇÃO A NOIVA. E O SEGUNDO, É A DA UNIÃO DE DUAS PERSONALIDADES QUE NÃO PEERDERÃO SUA INDIVIDUALIDADE MAS QUE BUSCARÃO A CADA DIA TORNAR-SE MAIS E MAIS UNIDOS NA BUSCA DE OBJETIVOS COMUNS E NA OCUPAÇÃO DE UM SÓ ESPAÇO, POR AMBOS, NO PLANO ESPIRITUAL, NO CAMPO MATERIAL E NO FÍSICO.

A SEGUIR O ZELADOR PRONUNCIA AS SEGUINTES PALAVRAS:

EU, SOLANO D E OXALÁ, ORDENADO SACERDOTE NO TEMPLO CASA BRANCA DE OMOLU, DIRIGIDO POR MÃO MARIAZINHA DE OMOLU, POR SUA VEZ ORDENADA NO TEMPLO ROÇA ESTRELA GUIA DE OMOLU DAS ALMAS, DIRIGIDO POR SEU PAI OMOLUBÁ, POR SUA VEZ DESCENDENTE DA ROÇA ESTRELA GUIA DE SUA MÃE DOCA, E PELO PODER QUE ME FOI CONFIADO PELA EGRÁGORA DA CASA, PELO MEUS ORIXÁS, PELAS MINHAS ENTIDADES, E POR TODAS AS ENTIDADES QUE AQUI PRATICAM A CARIDADE BEM COMO DE TODOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS AQUI PRESENTES, ABENÇOO ESTEE CASAL E OS DECLARO MARIDO E MULHER, PERANTE O MUNDO ESPIRITUAL E MATERIAL.

PEÇO QUE ELEVEM SEUS PENSAMENTOS AO NOSSO PAI MAIOR,PEDINDO QUE DERRAME SUAS BÊNÇÃOS SOBRE ESTES FILHOS.

(Neste momentos todos levantam os braços)

Glória a Deus

OS NOIVOS TOMAM EM SUAS MÃOS O CÁLICE

_____________________(NOME DO NOIVO) E ___________________(NOME DA NOIVA), AO BEBEREM ESTA ÁGUA COM MEL, CONSCIENTES DO SINAL DE QUE, DORAVANTE, EM TODA A SUA VIDA CONJUGAL, DEVERÃO TER TUDO DE COMUM ACORDO, OS MESMOS DESEJOS E INTENÇÕES, DE QUE DEVERÃO DIVIDIR TUDO POR QUE PASSAREM, AS ALEGRIAS E AS TRISTEZAS, TRABALHO E REPOUSO, OS GRANDES FEITOS E O RECOLHIMENTO POR ESTES FEITOS. E QUE AS ALEGRIAS SEJAM MUITAS E AS TRISTEZAS SEJAM ALICERCE DE CRESCIMENTO PARA OS DOIS.

(Neste momento, os noivos tomam o cálice de água)

Os Zeladores neste momento, cumprimentam os noivos, sendo seguido pelos padrinhos que os abraçarão. A seguir os zeladores e os filhos e os noivos encerrarão o ritual com o fechamento tradicional. Após o encerramento da Gira, os noivos sairão do Templo, sobre uma chuva de pétalas de flores, jogadas por todos os presentes. Caso haja alguma comemoração, bolo, etc…, as cortinas do terreiro deverão estar fechadas e a comemoração se desenrolará fora do mesmo.

Pai Nosso Umbandista

PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS,
NAS MATAS, NOS MARES E EM TODOS
OS MUNDOS HABITADOS.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME,
PELOS TEUS FILHOS, PELA NATUREZA,
PELAS ÁGUAS, PELA LUZ E PELO AR
QUE RESPIRAMOS.
QUE O TEU REINO, REINO DO BEM,
DO AMOR E DA FRATERNIDADE,
NOS UNA À TODOS E A TUDO QUE
CRIASTES, EM TORNO DA SAGRADA
CRUZ, AOS PÉS DO DIVINO SALVADOR
E REDENTOR.
QUE A TUA VONTADE NOS
CONDUZA SEMPRE PARA O CULTO DO
AMOR E DA CARIDADE.
DAI-NOS HOJE E SEMPRE A
VONTADE FIRME PARA SERMOS
VIRTUOSOS E ÚTEIS AOS NOSSOS
SEMELHANTES.
DAI-NOS HOJE O PÃO DO CORPO,
O FRUTO DAS MATAS E A ÁGUA
DAS FONTES PARA O NOSSO SUSTENTO
MATERIAL E ESPIRITUAL.
PERDOA, SE MERECERMOS,
AS NOSSAS FALTAS E DÁ O SUBLIME
SENTIMENTO DO PERDÃO PARA OS
QUE NOS OFENDAM.
NÃO NOS DEIXEIS SUCUMBIR,
ANTE A LUTA, DISSABORES, INGRATIDÕES,
TENTAÇÕES DOS MAUS ESPÍRITOS E
ILUSÕES PECAMINOSAS DA MATÉRIA.
ENVIAI-NOS, PAI, UM RAIO DE
TUA DIVINA COMPLACÊNCIA, LUZ E
MISERICÓRDIA PARA OS TEUS FILHOS
PECADORES QUE AQUI HABITAM,
PELO BEM DA HUMANIDADE, NOSSA IRMÃ.
ASSIM SEJA.

3 comentários: